Amamentação - Utilidades
- nay kelly
- 22 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Pensando no conforto das mamães, o blog da Nay traz hoje uma lista de utensílios que facilitarão o processo de amamentação, tornando-o mais prazeroso para mãe e bem sucedido. Para mamães de primeira viagem, vale ressaltar que algumas medidas devem ser tomadas ainda no período da gestação, para uma maior eficácia.
1. A Pomada à base de lanolina é eficaz na hidratação dos mamilos, antes de iniciar o processo da amamentação e durante o mesmo. Ela promove a hidratação a longo prazo, auxilia no restabelecimento das funções de barreira da pele e age como cicatrizante. Não é necessário lavar os seios antes de amamentar, pois o produto é hipoalergênico e não tóxico para o bebê. Os profissionais da saúde indica iniciar seu uso aproximadamente 6 meses antes do parto. Não deve ser utilizado por pessoas que possuem hipersensibilidade à lanolina.
2. A almofada de amamentação não é um luxo, como alguns pensam. Nos primeiros dias após o nascimento do filho, a mãe pode não perceber, mas em poucos dias quando o bebê começa a ganhar peso, a dificuldade em amamentar sem o suporte torna-se mais evidente.
A almofada funciona como uma sustentação para o bebê. Ela se encaixa abaixo dos seios, ao redor da mãe. É macia e confortável. O uso da almofada retira a tensão dos braços, ombros e pescoço, promovendo maior relaxamento e diminuindo as dores nessas regiões e o cansaço da mãe.
3. A poltrona de amamentação também é um utensílio polêmico, principalmente porque surge a dúvida do que fazer com ela quando deixar de amamentar. Pela minha própria experiência, eu digo que me fez muita falta. Nos 20 primeiros dias eu não encontrava um lugar confortável para amamentar. A cama era alta demais para ficar levantando e sentando toda hora, a cadeira de sala era baixa e tinha encostos laterais que atrapalhavam, o sofá também era baixo, isso sem falar no apoio para a coluna. Foi bem desconfortável, porque tudo fazia doer a ferida da cirurgia (cesária).
A poltrona possui a altura e o conforto necessário para a mãe, principalmente durante o período de recuperação. Ela coopera para amenizar as dores no corpo e na coluna, uma vez que te mantem em uma posição adequada.
Após o período de amamentação, a poltrona pode ser utilizada como um móvel de decoração no quartinho da criança. Aliás, você poderá usar ela para sentar e ler histórias para seu filho durante muito tempo.
4. As conchas coletoras de leite servem para colher o leite que sai no seio oposto ao seio que o bebê está mamando, isso mesmo, quando o bebê suga em um dos seios, o outro esguicha leite. A concha favorece ainda mais esse processo pela pressão que exerce. Isso evita o empedramento e as dores horríveis. Ela também corrige o mamilo invertido ou plano e protege quando o mamilo está machucado fissurado.
O leite recolhido na concha pode ser armazenado para posterior consumo, desde que o acessório esteja bem limpo e o leite seja resfriado bem após a coleta.
5. Os absorventes de seios sugam o leite que vasa se o seio estiver muito cheio, ou quando o bebê está mamando. Evita de você acordar a noite com o pijama, coberta e tudo o que há na cama, molhados de leite.
6. Os seios Therapearl talvez seja a mais nova novidade no mercado. São compressas em formato anatômicos que podem ser utilizadas quentes, frias ou mornas, para alívio da dor, do inchaço, dutos obstruídos, mastites associadas com a amamentação, ou para ajudar a descida do leite ao utilizar a bomba tira-leite. Produto importado dos Estados Unidos.
7. O bico de silicone muitas vezes é a única forma de algumas mamães conseguirem amamentar, devido à dor que sentem nos mamilos por estarem machucados e sensíveis. Essa alternativa deve ser utilizada como uma medida provisória, pois a longo prazo apresenta algumas desvantagens, como diminuição do leite materno por falta de estímulos diretos pela língua do bebê, mastite, pois o leite não será removido com eficiência e menor ganho de peso do bebê, que poderá acostumar com o acessório e passar a mamar somente com ele, consumindo menor quantidade de leite.
A amamentação é um gesto de amor, aproxima mãe e filho desde os primeiros dias de vida e possui inúmeras vantagens para ambos. O processo de amamentar no entanto é muito difícil e doloroso no início e torna-se impossível para algumas mães. A crescente oferta dos utensílios de amamentação favorece que esse momento seja mais tranquilo e com maior eficácia.
E você? Quer compartilhar sua experiência de amamentação? Deixe aqui seu relato e compartilhe com todas as mamães.
Nay Kelly
Comentários