FASE ORAL DA CRIANÇA: NECESSIDADE DE SUGAR
- nay kelly
- 19 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Do dia em que nascem até completar os dois anos de idade a criança está em uma fase chamada fase oral. É o período onde ela usa a boca para explorar o mundo e conhecê-lo. É de extrema importância para a criança, e a mesma não deverá ser privada disso, com riscos de prolongar essa fase de experimentação. Os riscos no entanto devem ser monitorados, para evitar engasgos, intoxicações e outros acidentes.
O ato de sugar no peito, na mamadeira, chupeta, dedo, etc, é uma maneira de se acalmar e se satisfazer. Bebês que sugam no peito da mãe no entanto têm sua necessidade de sucção mais satisfeita, diminuindo os riscos de terem maus hábitos orais como chupar chupeta ou o dedo. Já os que utilizam mamadeira sentem maior necessidade de sucção, já que na hora de retirar o leite pelo bico da mamadeira, não precisam fazer muito esforço, e sim só deixar o líquido escorrer para a boca, não satisfazendo sua vontade de sugar.
Não faz mal permitir esses hábitos até os dois anos de idade, por se tratar de uma necessidade. Após esse período deverá ser retirado da criança a mamadeira, a chupeta e a mania de chupar o dedo por passar a ser prejudicial à arcada dentária, segundo a odontopediatria brasileira, pois pesquisas comprovam que alta porcentagem de deformidades na arcada dentária estão relacionados à esses hábitos.
Comments